Resident Evil 5 (em japonês: バイオハザード 5,, Baiohazādo Faibu?, Biohazard 5) foi lançado em março de 2009 para Xbox 360 e Playstation 3 e PC e estabeleceu parâmetros para a série. Com gráficos em alta definição e jogabilidade aprimorada, o game traz uma trama que fecha diversos arcos na história dos jogos anteriores, ao mesmo tempo em que apresenta uma nova jogabilidade, planejada para dois jogadores, que podem se unir tanto via internet, quanto offline, com tela dividida.
Chris Redfield, sobrevivente do incidente na mansão, segue sua luta contra o legado negro da antiga Umbrella Corporation. Vivendo agora com um grande sentimento de culpa pela morte de sua velha amiga, Jill Valentine, que foi morta em missão. Após um longo período lutando incansavelmente contra a venda e produção de bio-armas, a serviço da atual empresa a qual serve, conhecida como Bioterrorism Security Assesment Alliance (BSAA), que age contra o bioterrorismo. Em 2008, Chris é enviado a Kijuju, uma cidadezinha situada na África, com a missão de capturar um contrabandista de bio-armas, Ricardo Irving. Chris aparenta estar cansado de lutar, e sempre se pergunta se vale mesmo a pena lutar contra tudo isso. Ao chegar em Kijuju, Chris conhece sua nova parceira: Sheva Alomar, membro da BSAA africana. Os dois logo se tornam amigos, a ponto de Chris se lembrar do que houve com Jill, e passar a temer que aconteça algo parecido com Sheva. Mesmo assim, ele segue sua caçada, e adentra os portões de Kijuju, logo sendo notado pelos moradores. Eles encontram Reynard Fisher, um infiltrado da BSAA, os agentes recebem suas armas que Reynard guardava. Na rua, notam um morador sendo arrastado por dois homens, ao verem os heróis os agressores fogem deixando a vítima para trás. Chris então tenta socorrer o pobre homem, mas ele estranhamente o ataca. A dupla é obrigada a executá-lo. Seguindo em frente, uma macabra cena acontece: Reynard é pego pelos moradores e levado para um palanque numa praça, lá, é decaptado. Quando são avistados, Chris e Sheva agora têm de lutar contra todos os habitantes enfurecidos, que avançaram contra eles. Com a chegada do apoio aéreo, os moradores desaparecem. Chris então se lembra do relatório de Leon S. Kennedy; comentando um acontecimento semelhante, que durante uma missão na Europa os moradores também o atacaram sem motivo, sendo obra de um parasita conhecido como Las Plagas, que deixa o hospedeiro completamente hostil. Mais tarde, durante um outro ataque de moradores, Chris e Sheva recebem o apoio da equipe Delta da BSAA, liderada por Josh Stone. Chris obtém informações sobre Irving, além de uma imagem, consistida em uma mulher muito parecida com Jill. Eles encontram Irving, que logo depois foi resgatado por uma figura encapuzada, frustrando a investida. Até que mais um obstáculo surge: uma criatura voadora gigante que mais parece uma mistura de morcego com aranha. Depois de uma longa luta, o monstro Popokarim é abatido, e a dupla continua a missão em uma grande perseguição, sendo apenas um veículo da BSAA com Chris, Sheva e um soldado contra caminhões e motos guiados pelos habitantes enfurecidos. A perseguição termina ao anoitecer, mas seria o início de outro embate, agora a dupla teria que enfrentar uma criatura gigante humanóide (também similar ao enfrentado por Leon), o gigante Ndesu. Quando a aberração é morta, Chris decide deixar a missão de lado e ir procurar Jill, além de optar por seguir sozinho para não arriscar Sheva. Mas a moça se recusa, dizendo que os dois são parceiros e só irão se separar no fim. Um tempo depois, após passarem por uma refinaria de petróleo, onde estaria Irving, e após a fuga do mesmo, o pequeno barco de Chris, Sheva e Josh colide com o grande navio de Irving. A dupla sobe até a embarcação inimiga para finalmente capturarem Irving. Porém, o vilão decide parar de fugir e enfrentá-los, injetando em si mesmo um vírus estranho, que lhe transformou em um monstro deformado. Mesmo assim, não foi páreo para a dupla, que derrotou Irving e o interrogaram sobre a garota da foto. Ele fala sobre Excella Gionne, presidente da Tricell, uma base militar e uma mina subterrânea. Ambos então partem para o destino, mas não encontram Jill, apenas Excella em uma grande sala, acompanhada de Albert Wesker. A misteriosa figura encapuzada reaparece, agora lutando contra Chris e Sheva. Quando um intervalo acorre, Wesker retira o capuz da figura, que se revela a própria Jill Valentine, agora sob o domínio de Wesker. Chris e Sheva consegue retirar o P4 do tórax de Jill e fazê-la retornar à consciência. Jill manda Chris ir atrás de Wesker antes de ele liberar um vírus na atmosfera, contaminando todo o mundo. Quando Excella é localizada, é traída e infectada pelo Uroboros (o organismo que Wesker quer soltar na atmosfera). A moça se transforma em um monstro, sendo inevitavelmente morta. Ao alcaçarem Wesker, uma luta acontece. Agora, Wesker tem um ponto fraco indicado por Jill: o mesmo vírus que ele usava em seu corpo, se fosse usado em excesso, faria mal ao usuário. A dupla consegue injetar em Wesker diversas doses do experimento e o vilão foge para um jato, tentando libertar o Uroboros. A dupla o alcança, e derrubam o avião em um vulcão ativo. Na luta final, Wesker se enfurece e se infecta propositalmente com o Uroboros. Chris e Sheva são separados durante a luta, e ao ver Sheva em perigo, Chris chega a empurrar uma grande rocha para chegar até ela. Wesker é dado como morto na luta, pois foi atingido por dois disparos de RPGs de Chris e Sheva, que foram resgatados por um helicóptero, com Jill e Josh dentro. Ao ver a missão completada, e ainda saber que Jill e Sheva estão a salvo, Chris finalmente obtém sua resposta: por um mundo seguro, vale a pena lutar.
- Kirk Mathison - Carbonizado
- Ricardo Irving - Morto por Chris e Sheva
- Excella Gionne - Infectada
- Doug (Gold Edition) - Morto em explosão
- Albert Wesker - Morto em explosão
Jogabilidade
Resident Evil 5 herdou muitos elementos de Resident Evil 4, seu antecessor. O mais notável, provavelmente, é a câmera posicionada atrás do personagem na altura dos ombros, mais pro lado direito. O sistema de combate também continua o mesmo. A mira laser não foi abandonada, já que proporciona maior precisão ao jogador. Porém, a Capcom decidiu manter o esquema de "parar para atirar", e ainda não se pode atirar andando. A faca não ocupa mais espaços no inventário, e é usada como arma secundária, da mesma forma vista em Resident Evil 4. As famosas sequências de Quick Time Events também estão de volta.
Uma das inovações do jogo é a da alta interação com o cenário. É possível usar certas ações com o personagem aliado para checar melhor a área, e algumas vezes é necessário para prosseguir. Em um desses momentos, Chris irá arremessar Sheva para um outro prédio, onde o agente não pode alcançar. Sheva então consegue um meio de fazer seu parceiro continuar a missão. Os galões de gasolina podem ser utilizados para causar explosões, e o jogador também pode atirar contra transformadores elétricos, derrubando-o contra um grupo de Majinis. Alguns comandos básicos podem ser executados, como mandar o outro personagem coletar munições, seguir sozinho ou com você. É possível também conceder ou pegar intens do inventário de Sheva.
Mesmo com o fato de que seu personagem companheiro possuir uma I.A. mais avançada e ser bastante ativo contra os inimigo(do contrário de Ashley de Resident Evil 4), não quer dizer que ele esteja imune a ataques. Sendo assim, há momentos que você terá de salvá-lo, e há momentos em que ocorre o oposto.
Os personagens principais(além dos presentes no The Mercenaries), ganharam uma bateria de golpes físicos que podem ser utilizados contra os inimigos quando os mesmos estão atordoados. Agora, o número de golpes é bem maior do que os vistos em Resident Evil 4. Dois personagens podem unir seus golpes contra um inimigo. Por exemplo, Chris soca o oponente, o mesmo recebe uma voadora de Sheva e no final Chris pode eliminá-lo com um golpe de misericórdia.
Inimigos presentes no game se tornaram mais rápidos e estratégicos do que os zumbis e ganados em suas investidas contra o jogador, podendo escalar muros, segurar o personagem enquanto um outro inimigo o espanca, e utilizar armas de fogo. Eles também reagem de forma mais realista quando são feridos em certa parte do corpo.
O clima escuro e sombrio dos outros jogos foi deixado um pouco para trás, já que Resident Evil 5 se passa na África e o ambiente é extremamente ensolarado. Segundo Takeuchi, o clima claro poderia proporcionar uma experiência nova e poderia expor mais a qualidade gráfica, com inúmeros efeitos de luz e sombra.
Um modo coperativo foi incluido, agora, um jogador toma o comando de Chris, enquanto o outro controla Sheva. O modo foi muito bem recebido em sua estréia na série Resident Evil, que passou de uma experiência solitária a uma aventura em dupla. Muitos outros elementos conhecidos, mas que não estavam presentes em qualquer game de Resident Evil marcam presença no quinto episódio, como uma longa perseguição de veículos, envolvendo tiros e explosões.
O inventário retorna ao conceito antigo, possuindo 9 slots limitados para cada item coletado, e assim como visto em Resident Evil Outbreak, os itens presentes nele devem ser administrados em tempo real, ou seja, não é mais possível pausar enquanto o inventário é organizado. A forma de salvar o progresso do jogo não é via a clássica máquina de escrever, e sim por Checkpoints, que aparecem a cada vez que se avança uma parte do game.
As armas podem ser encontradas durante o jogo ou compradas. O Merchant de Resident Evil 4 não esta de volta para vender armas e equipamentos, e sim, a cada capítulo que você passa, o próprio sistema do jogo permite que você compre e faça upgrade nas armas usando dinheiro coletado na jogatina, assim, o jogador já pode iniciar a próxima rodada com a nova arma em mãos.
Uma lista de Trophies(Ps3) e Archievements(X-box 360) foram inseridas no jogo, consiste em ações específicas opcionais(como coletar todas as armas do jogo ou comprar todas as roupas alternativas). Um troféu virtual é dado para o jogador a cada ação realizada com sucesso.
As dificuldades selecionáveis são: Amateur(Fácil), Normal, Veteran(Difícil) e Professional(Muito Difícil).
Visão Geral
Diferentemente de Resident Evil 4, que não apresentou muitas revelações em relação aos jogos antigos fora a queda da Umbrella, a história de Resident Evil 5, além de dar continuidade ao enredo do quarto capítulo, centra-se bastante nos fatídicos eventos de Raccoon City.
Logo no começo, os gráficos muito bem trabalhados do jogo impressionam, então, o jogador toma o controle do veterano Chris Redfield sendo acompanhado por Sheva, e é colocado em frente a um dos portões que cercam Kijuju e deve seguir até o local onde está o informante e receber as armas padrões. Ao coletar as primeiras pistolas, o jogador recebe a missão de capturar um contrabandista de vírus chamado Ricardo Irving. Chegando na praça pública, surgem os primeiros inimigos, também criados a partir do Las Plagas, porém, é uma variação mais poderosa. O trabalho sonoro é um dos melhores apresentados na franquia, tanto para as vozes dos personagens quanto para o ambiente, aumentando ainda mais o clima de tensão do jogo.
Conforme se avança no jogo, podem ser encontrado os tradicionais Files, arquivos de textos que são marcas registrada de Resident Evil, e que agora possuem um tamanho relativamente maior. Eles são ricos em detalhes tanto para exclarecer história de Resident Evil 5 quanto para tapar os buracos deixados nos jogos antigos. Um dos destaques que podem ser conferidos no jogo são as origens do vírus Progenitor, o primeiro descoberto pela Corporação Umbrella, que viria a criar o T-Vírus a partir deste. Chris ocasionalmente sofre alguns Flashbacks do dia em que sua parceira Jill Valentine foi morta em uma missão.
Mais para o meio do jogo, ele acaba por descobrir que Jill está viva, então, a trama é rapidamente revertida de uma missão de captura a uma missão de salvamento, já que Jill está nas mãos Albert Wesker, e o vilão pretende usar os atributos de um novo vírus e os conhecimentos de Ozwell E. Spencer para gerar uma catástrofe mundial, iniciando uma nova seleção natural de humanos superiores. Falando no fundador da Umbrella, Spencer é finalmente visto em um jogo de Resident Evil, suas ambições envolvendo a empresa são reveladas nas cenas de Flashback, e boa parte do passado do vilão Wesker é revelada.
Entretanto, alguns elementos incomodaram bastante os fãs de Resident Evil, principalmente a parte final do jogo, onde os inimigos portam armas de fogo, aumentando a ação desenfreada e se distanciando mais e mais do medo e terror. Os níveis "Amateur" e "Normal" são bastante fáceis e não apresentam muitos desafios. A redução dos quebra cabeças é outro ponto negativo para os fãs.
- The Mercenaries - Modo de sobrevivência presente em Resident Evil 4 e que teve sua origem em Resident Evil 3 Nemesis. Aqui, o jogador deve acumular o maior número de inimigos mortos enquanto uma contagem regressiva de 5 minutos corre. O jogador pode escolher entre Chris e Sheva no começo, mas conforme se avança no modo, é habilitado novos personagens como Jill e Wesker, novas roupas para os personagens, além de cenários novos. Também é possível jogar 2 jogadores neste modo, online ou offline.
- Play As Sheva - Quando o jogador termina pela primeira vez o jogo com o protagonista Chris, Sheva é habilitada para o modo principal.
- Roupas Adicionais - Há 6 roupas extras. Sendo 3 para Chris(S.T.A.R.S., Chris Safari e Warrior) e 3 para Sheva(Clubbin', Tribal e Business),e as 2 especiais somente para as versões de PS3 e XBOX 360 que são elas: Heavy Metal(Chris) e a Farytale(Sheva)
- Armas Secretas - Novas armas podem ser habilitadas. M93R, uma handgun especial vinda do Resident Evil Code: Veronica que dipara 3 tiros por segundo. Hydra, uma poderosa Shotgun de 3 canos. HandCannoon, a Magnum mais poderosa do game vinda de Resident Evil 4. Gatling Gun, metralhadora giratória exclusiva para Chris. Long Bow, arco e flechas de uso exclusivo para Sheva, mas a arma não possui mira laser e a tradicional Rocket Laucher infinita.
- Dificuldade Profissional - O jogo torna-se muito mais difícil, sendo necessário apenas um ou dois golpes dos inimigos para o jogador entrar em Dying Status, onde se ele não for salvo pelo parceiro em alguns segundos, e o jogo finaliza.
- Library Files - Arquivos especiais que resumem um pouco a história dos personagem e a história de Resident Evil.
- Figures - São figuras virtuais dos personagens presentes em Resident Evil 5. Elas possuem um arquivo de voz com uma frase para cada personagem, assim como existia em Resident Evil 4.
- Filters - São filtros de tela, mudando o aspecto ou a coloração do ambiente.
- Decorações para Playstation Home - Itens decorativos que podem ser obtidos durante o jogo. Exclusivo para os donos de Playstation 3.
Versões Diferentes
PC
A versão para computadores recebeu alguns extras que não estavam presentes na versão dos consoles. A diferença mais surpreendente talvez seja o modo "No Mercy"(Sem piedade) para o The Mercenaries. O modo não altera os objetivos do The Mercenaries, mas agora o jogador terá que se preocupar com o número de inimigos, que é triplicado. O resultado é uma multidão de Majinis no seu encalço. Chris e Sheva ganharam, cada um deles, uma roupa adicional, exclusiva para a versão de PC.
Gold Edition
Uma versão "Director's Cut" foi anunciada para 2010. O game poderá ser obtido via download ou com a compra do disco em sua forma física. A edição se chamara "Resident Evil 5: Gold Edition" e terá como principais extras:
- Lost in Nightmare - No cenário, o jogador terá de sobreviver a missão onde Chris Redfield e Jill Valentine invadiram a mansão de Ozwell E. Spencer, um dos fundadores da Umbrella. Além de lidarem com inúmeros quebra-cabeças e armadilhas espalhadas pelo cenário, terão de enfrentar também um assassino monstruoso que vigia a casa e, no final, Albert Wesker. O cenário durará em média duas horas.
- Desperate Escape - Ao ser libertada por Chris do controle de Wesker, Jill Valentine corre contra o tempo para tentar encontrar um meio de fuga e auxiliar Chris e Sheva na batalha. No caminho, Jill se encontra com o líder da força Delta da B.S.A.A., Josh Stone, e ambos unem forças para ajudar a dupla companheira na missão.
- The Mercenaries Reunion - Possui os mesmos atributos do Mercenaries normal, porém, agora o extra contará com novos personagens como Barry Burton, Rebecca Chambers, Josh Stone, Excella Gionne, e 4 roupas alternativas para Chris e Sheva.
- Roupas Inéditas - As 4 novas roupas de Chris e Sheva também podem ser utilizadas no game normal, sendo duas delas retiradas da versão de computadores, e as outras duas inéditas.
- Figuras Extras - Consiste nas figuras adicionais de personagens, os 8 presentes em Mercenaries Reunion.
- Modo No Mercy - O modo, até então exclusivo para Computadores(modo que seu objetivo é, matar zumbis também, porém nesse modo, os zumbis estão em um número realmente maior, onde é quase impossível achar um lugar seguro sem ser achado), estará disponível.
A expansão já está disponível para download na X-Box Live e na PSN (Playstation Network). A edição em disco físico está prevista para ser lançada, para ambas as plataformas, em março de 2010.
Pôlemica
Acusação de Racismo
Após o primeiro teaser liberado em 2005, o trailer exibido em 2007 na E3, fez um grande sucesso entre os fãs. O vídeo mostrava em Chris Redfield chegando numa vila africana, quando os moradores começam a atacá-lo inexplicavelmente sem motivo. No final, também foi revelada uma mulher oculta sob um capuz. Logo depois disso, a Capcom recebeu graves acusações de racismo, pelo fato de se ver um protagonista caucasiano (Chris) matando inimigos negros (majinis). Apesar de a empresa afirmar que não havia nenhuma intenção de apologia ao racismo, para tentarem "amenizar" as acusações, muitos majinis brancos foram adicionados (mesmo sendo inutíl, pois o ambiente do jogo situa-se no meio da África), e Chris ganhou uma parceira africana chamada Sheva Alomar, o que mais tarde veio a calhar, já que inovou a série gerando o modo cooperativo.
O editor da Newsweek , Gai Croal começaram as críticas, afirmando: "Havia um monte de imagens, em que o trailer se encaixava com o imaginário racismo clássico." Ele reconheceu que só o trailer foi liberado.
O segundo trailer do jogo, lançado em 31 de maio de 2008, revelou um grupo mais racialmente diverso de inimigos, bem como Sheva, um agente da BSAA, que auxilia o protagonista. No entanto, o designer Jun Takeuchi negou que as queixas sobre o racismo tivessem qualquer efeito na alteração do projeto de Resident Evil 5. Takeuchi comentou que os produtores do jogo foram surpreendidos pela controvérsia. Em entrevista à MTV, ele explicou que o pessoal da Capcom é racialmente diverso, e reconheceu que culturas diferentes podem ter tido opiniões diferentes sobre o jogo. Em uma entrevista sobre computador e jogos de vídeo, o produtor Masachika Kawata também comentou sobre a questão, afirmando: "Nós não podemos agradar a todos. Estamos na empresas de entretenimento - não estamos aqui para afirmar a nossa opinião política ou qualquer coisa assim. É lamentável que algumas pessoas se sentiram ofendidas dessa forma."
Em fevereiro de 2009, a Eurogamer mostrou um outro trailer de Resident Evil 5; Dan Whitehead expressou preocupações sobre o que a polêmica do jogo pode gerar, afirmando que: "Se você joga tão descaradamente, pode até se lembrar dos velhos clichés de "'perigoso continente negro'", e do desejo primitivo dos habitantes de matar você. Eu posso jurar que o jogo foi escrito na década de 1920 , e há ainda mais ultrajantes imagens desatualizadas que podem ser encontradas mais tarde no jogo, coisas que eu estava honestamente surpreso ao ver em 2009 ". O artigo também afirma que a colocação da personagem Sheva, de pele morena, agrava o problema ao invés de facilita-lo.
Glenn Bowman, Senior Lecturer em Antropologia Social da Universidade de Kent, Canterbury, afirmou que não acredita que Resident Evil 5 é racista. Bowman acrescentou que o jogo apresenta um tema anti-colonial: "Para quem não conhece a História do jogo, à primeira vista ele pode parecer racista. Mas quando você começa a jogar e a prestar atenção ao decorrer da história do jogo, você terá uma opinião totalmente diferente."
Uma cena em particular do jogo, mostrar homens negros arrastando para fora de uma casa, uma mulher branca gritando; ela foi submetida à apreciação do British Board of Film Classification (BBFC), que não considera que o jogo seja racista. Sue Clark, chefe de Comunicações da BBFC, declarou: "Nós fazemos exame de racismos muito a sério, mas neste caso não há problema em torno de racismo em Resident Evil 5."
Campanhas Virais
Em Dezembro de 2008, a Capcom deu início uma campanha de marketing para promover o jogo, criando o site oficial. Este era repleto de enigmas e mensagens codificadas. Ocasionalmente, conteúdos eram liberados sobre o jogo. O blog fictício "Experience Kijuju" também foi criado. Este consistia em um personagem fictício chamado Adam que postava o seu dia-a-dia no vilarejo de Kijuju. Cinco episódios (Viral Campaign, sendo eles "Ceremony", "Date", "Claire", "Bridge" e "Back") com atores reais foi ao ar mostrando Chris sofrendo de transtorno após os eventos de RE5. A cada episódio também era revelado um pouco sobre os inimigos do jogo (como os Lickers, Ndesu e o curioso monstro marinho). A campanha terminou em março de 2009, pouco tempo depois do lançamento oficial do jogo.
Recepção
Em geral, Resident Evil 5 recebeu análises positivas. O site brasileiro Baixaki Jogos, avaliou o jogo como espetacular, nota 9,2. O site GameSpot deu a nota de 8.5, dizendo que é uma brilhante evolução de Resident Evil 4.
O site IGN deu ao jogo a nota de 9.0, dizendo que o suspense dos jogos anteriores foi deixado um pouco de lado e substituído por um pacote de muita ação, o que pode agradar certos jogadores e desapontar a outros. Mas como jogo de ação Resident Evil 5 é um sucesso com muitos extras para serem destravados, sendo uma evolução dos jogos anteriores.[8]
Referências
- ↑ Resident Evil 5 (Preview) (em inglês). eMagi. Página visitada em 15 de novembro de 2008.
- ↑ Resident Evil 5 not possible on Wii (em inglês). Gamesareevil.com. Página visitada em 15 de novembro de 2008.
- ↑ a b c d e Resident Evil 5 Release Information for PlayStation 3 (em inglês). GameFaqs. Página visitada em 17 de novembro de 2008.
- ↑ a b c d e Resident Evil 5 Release Information for Xbox 360 (em inglês). GameFaqs. Página visitada em 17 de novembro de 2008.
- ↑ a b Chris Faylor (16 de julho de 2009). Resident Evil 5 PC Gets Official Release Date, Downloadable Benchmark Demo. Shacknews. Página visitada em 16 de julho de 2009.
- ↑ バイオハザード5 (Biohazard 5) PC Official Release Date (em inglês). Capcom. Página visitada em 18 de julho de 2009.
- ↑ Biohazard 5 (2009) (VG). Internet Movie Database. Retirado em 06 de outubro de 2009.
- ↑ Ferreira, Carlos E. Liesemberg Dias (17 de março de 2009). Resident Evil 5 Baixaki Jogos Review. Página visitada em 19 de março de 2009.
Ligações externas
- Resident Evil - Capcom USA (em inglês)
- Russo fan site Resident Evil (em inglês)
- BioHazard - Capcom Japan (em japonês)
- Resident Evil - Capcom Europe (em inglês)
- Kijuju Secrets (em alemão, em inglês, em castelhano, em francês e em italiano)
- Site oficial coreano (em coreano)
- REVIL (em português)
- Report Horror Project (em português)