Devil May Cry (em japonês: デビル メイ クライ, , Debiru Mei Kurai?), é o primeiro de uma série de quatro jogos eletrônicos dos mesmos criadores de Resident Evil. Curiosamente, o primeiro dos quatro (este) seria o quarto jogo da série Resident Evil, mas como fugia um pouco do enredo dos anteriores, a Capcom decidiu criar esta nova franquia.
O que fez de Devil May Cry um clássico foi, além da excelente história e dos belos gráficos, a adaptação da jogabilidade 3D com a ação que só era experimentada, até então, em jogos 2D. Pela primeira vez elaborou-se um jogo completamente em 3D no qual o jogador atira, pula, luta com espadas, tudo isso em um ritmo muito acelerado. Os produtores encaixam-no em um novo gênero, o Stylish Crazy Action (ação louca e cheia de estilo, em uma tradução literal). Também se destaca a capacidade de jogar com Dante transformado em demônio, situação na qual é possível voar, soltar raios, chamas e utilizar diversos outros poderes sem que haja alteração nos comandos ou na jogabilidade.
O jogo ambienta-se em cenários predominantemente góticos, porém muito bonitos.
Dante possui aparência e atitudes semelhantes às de um rock star, o que se adequa perfeitamente à trilha sonora do jogo, geralmente composta de músicas instrumentais com guitarras e bateria. Em algumas situações, a música de fundo se altera para o canto lírico ou instrumentadas por órgão, para combinar com a história e o cenário que é apresentada ao jogador.
O jogo ambienta-se em cenários predominantemente góticos, porém muito bonitos.
Dante possui aparência e atitudes semelhantes às de um rock star, o que se adequa perfeitamente à trilha sonora do jogo, geralmente composta de músicas instrumentais com guitarras e bateria. Em algumas situações, a música de fundo se altera para o canto lírico ou instrumentadas por órgão, para combinar com a história e o cenário que é apresentada ao jogador.
Enredo
Dante é um mercenário que cuida de casos sobrenaturais, que seres humanos não conseguem lidar, e tem seu próprio escritório para isto, conhecido como Devil May Cry, em um belo dia, com problemas financeiros, ele recebe a visita de Trish, que arrebenta as paredes de seu escritório com uma moto, e testa sua força, ela então diz que há um trabalho para ele em uma distante ilha, de onde ele é atacado por soldados do mundo das trevas.
Após vencer tais soldados, ele se depara com Phantom, uma espécie de aranha-escorpião feito de lava, este, é um servo de Mundos, o rei das trevas, que estaria preso numa outra dimensão graças a seu pai, Sparda. Phantomn segue Dante pelo castelo da ilha algumas vezes, Dante enfrenta vários demônios, meio a isto, ele se depara com Nelo Ângelo, um demônio com estilo de luta igual a Dante, e também aparentemente de mesma força, após sua luta com Nelo Ângelo acabar, o amuleto de Dante fica amostra, ao ver isto, Nelo Ângelo decidiu recuar, mais tarde, Phantom aparece novamente, e inicia-se uma batalha final contra Phantom, Phantom perde, antes de morrer, Phantom diz poder ver o cavalheiro negro em Dante.
Mais tarde, fora do castelo, ainda na ilha, Dante encontra Griffon, um pássaro gigantesco, que após batalhar com Dante, desaparece. Dante também batalha novamente com Nelo Ângelo, entra em um navio fantasma, e acaba por enfrentar novamente Griffon em um enorme coliseu, Grifon quebra parte do local, e acaba perdendo. Griffon pede então ajuda a Mundus, que ele diz ser seu mestre, pedindo mais poder para acabar com o filho do cavaleiro negro, Mundus, que tem a forma de 3 órbitas vermelhas, mata Griffon como punição por falhar em matar Dante, dizendo que o mesmo não o seria mais útil. Dante jura ali que irá o matar.
Dante então muda seus objetivos, agora ele quer chegar ao mundo aonde Mundus está preso e matá-lo, em meio ao caminho, ele se depara com Nightmare, uma gosma mutante feita de lixo tóxico, que é uma arma biológica criada por Mundus para destruir Dante, este, tem poder de transferir Dante a um pesadelo, Dante o derrota. Mais tarde Dante encontra novamente Nelo Ângelo, após vencê-lo, ele deixa cair um colar exatamente igual ao de Dante, fazendo Dante se lembrar de quando era pequeno, e chegando a conclusão que Nelo Ângelo é na verdade, Vergil, seu irmão, que sempre possuiu uma rivalidade com Dante, usando as duas partes do colar, Dante transforma sua Force Edge na de Sparda, pois era ali que seu pai, o antigo cavalheiro negro, que prendeu Mundus a outra dimensão, teria seu poder aprisionado, agora, com os poderes do antigo cavaleiro negro Dante poderia derrotar Mundus, Dante então chega à outra dimensão, lá, ele encontra Trish caída em uma caverna. Ele tenta ajudá-la, mas ela está presa numa barreira, é então que surge Nightmare, Dante o enfrenta. Durante o combate, Dante é atingido por um raio disparado por Trish, a qual revela ser uma serva de Mundus, e ambos Trish e Nightmare lutam contra Dante, revelando que Mundus apenas queria matar Dante e usar seus poderes para escapar. Durante o combate Trish iria morrer, mas é salva por Dante. Dante diz que somente a salvou por ela ser parecida com sua mãe, e a mandou desaparecer, então ele continuou sua busca por Mundus. Logo após Dante continuar, as mesmas três luzes de antes apareceram e puniriam Trish.
Dante finalmente se encontra com Mundus, e também vê Trish desmaiada, e Mundus ameaça matá-la se Dante se mover. Dante sofre vários ataques do Príncipe das Trevas, e no último, Trish entra na frente para salvar sua vida. É então que Dante começa a liberar seu verdadeiro poder, desafiando Mundus para o verdadeiro combate, Mundus começa a voar, é então que Dante toma a forma do Cavaleiro Negro, e começa a segui-lo, é então que o combate começa e após uma incrível luta, Mundus é derrotado. Dante volta ao lugar onde Trish se encontra, e deixa com ela o amuleto completo e a espada que seu pai utilizava, para que descansassem em paz junto dela. Então a ilha começa a ser destruída, ele só tem a opção de sair de lá o mais rápido possível. É então que o portal entre os dois mundos se abre e novamente ocorre uma luta entre Dante e Mundus, só que dessa vez, sem os poderes de Sparda, Dante não foi capaz de derrotá-lo. Caído no chão, Dante pode escutar a voz de sua mãe, dizendo que tudo ficaria bem, quando ele olha, ele vê Trish, que lhe dá sua energia para que ele possa derrotar Mundus. Dante decide acabar com tudo num ultimo golpe, seu Jackpot. Mundus em suas ultimas palavras jura que irá voltar e eles pagarão por isso, e finalmente desaparece. Dante e Trish conseguem fugir da ilha com um avião, e após essa jornada, Trish agora ajuda Dante em seus serviços na Devil Never Cry.
Itens
Dante também conta com alguns itens para o ajudar em suas missões, estes são:
Devil Star : Um item que pode ser comprado, é uma estrela de cor rosa, tem a capacidade de aumentar em 5 pontos o devil tigger, é ótimo na primeira batalha contra mundus.
Vital Star : É uma estrela de cor verde que como o nome já diz, tem capacidade de completar a barra de sangue.
Untouched : Melhor item, é uma estrela de cor amarela, ela não só deixa Dante invencível por alguns segundos, fornecendo um forte escudo, como também completa seu devil tigger, que ficará cheio até o efeito acabar.
Holy Water : Uma espécie de pingente, tem a capacidade de destruir os monstros a volta, em alguns casos, os monstros podem não morrer, mas é de grande ajuda.
Blue Orb. : A orbita azul é achada em diversas partes do jogo, e também pode ser comprada, ela tem a capacidade de aumentar (e completar se estiver vazio) a barra de sangue de Dante.
Blue Orb. Fragment : Ela é achada em muitas partes do jogo, é na verdade um pedaço da Blue Orb. ao juntar um total de 4, formara a Blue Orb. original.
Purple Orb. : A orbita roxa, pode ser comprada apenas, ela aumentará o Devil Tigger, é importante comprar Purple Orbs. pois quanto mais avançar no jogo, mais importante será ter um Devil Tigger completo.
Yellow Orb. : Caso o jogador perca, esta será ativada, a Yellow Orb. é usada assim que o jogador perca, dando a ele mais uma chance de jogar. Caso complete o jogo uma vez, cada Blue Orb. e Blue Orb. Fragment que você pegou no jogo anterior, se tornaram Yellow Orbs." no jogo atual.
Red Orb. : As orbitas vermelhas, são usadas como dinheiro para se comprar itens ou habilidades para as armas, são encontradas as vezes no campo, em locais escondidos, ou até ao ar livre e também, em todos os inimigos, ao matá-los, será recompensado com a Red Orb..
Green Orb. : As orbitas verdes, também são achadas em inimigos e em casos raros no local, elas tem capacidade de encher um pouco a barra de sangue de Dante.
Armas
Armas Magicas
Destacam-se, também, as armas de Dante. São 4 armas mágicas e 5 armas de fogo, as armas mágicas, em sua maioria espadas, são:
Force Edge(Sparda) : A arma inicial do jogo, não possui nenhum poder especial, apenas utiliza as habilidades de Dante em batalha.
Alastor : É a espada mais frequentemente usada no jogo, possui poderes elétricos, e pode fazer Dante se transformar no modo demônio, que aumentará sua velocidade e dará até poderes de voo, Alastor é o nome de uma figura mitológica grega, que também é conhecida como O Executor.
Ifrit : Luvas com poderes de fogo, são usadas em grande parte no jogo, as vezes, até mais que a Alastor, podem transformar dante no modo demônio também, porém, sem poderes de vô, apenas fortes poderes de fogo. Seu nome provém de uma figura mitológica árabe pré-islâmica.
Sparda : É igual a Force Edge, não possui poderes, exceto na batalha com Mundos na missão 22, de onde ela primeiro fará Dante se transformar num ser voador, e depois, dará poderes de se transformar no modo demônio, seus ataques são extremamente fortes, e muito eficazes.
Armas de Fogo
Clássicas em todos os games da franquia, as armas de fogo podem ser usadas em conjunto com os poderes mágicos. São elas:
Ebony e Ivory (ébano e marfim) : Note que elas têm o nome de uma música de Paul McCartney (baixista dos Beatles) , que tocavam o adorado rock de Dante. São duas pistolas .45acp, uma preta e outra prateada. Elas estão conosco do início ao fim do jogo. São muito úteis contra inimigos rápidos, pois seu projétil é o mais rápido de todos.
Shotgun : Encontrada na segunda missão, a Shotgun Calibre 12 é também eficaz no jogo. É logo substituída pela Grenadegun.
Granadegun : Um eficiente lança granadas que substitui a força da Shotgun. Pode ser pega na missão 8. Não pode ser usado no ar, mas é extremamente forte.
Harpoonlauncher : Arma aquática, é um lança arpão muito forte, sendo a única arma útil na missão 13.
Nightmare Beta : Forjada por demônios no submundo, é um lança raios super potente que, em troca de parte do Devil Tigger de Dante, pode ser carregada. Não é uma arma muito apreciada, exatamente por diminuir o Devil Tigger, compensando apenas por sua brutalidade.